Consultoria

Esta atividade compreende três modalidades de atuação, que podem ser contratadas individual ou conjuntamente.


Diagnóstico

Hoje, a moderna concepção de assessoria trabalhista está relacionada à prevenção de problemas emergentes na administração dos conflitos em capital e trabalho. A partir do conhecimento da realidade do cliente, os profissionais do Escritório Papaleo, Vieira, Fagundes e Furtado Advogados buscarão encontrar soluções específicas para questões que preocupam a empresa.

Igualmente, ações de médio e longo prazo serão propostas com o objetivo de equacionar os pontos conflituosos. Para tanto, é realizado um diagnóstico prévio das relações de trabalho existentes na empresa, verificando o adequado cumprimento da legislação e das normas coletivas da categoria profissional em questão. Busca-se, com isso, implantar medidas destinadas a compatibilizar a redução dos custos do negócio à necessária observância das regras legais.

Vantagens

  • Constata os problemas existentes por meio de minuciosa auditoria nas rotinas de administração de pessoal da empresa, confrontando-os com a legislação e normas coletivas aplicáveis.
  • Oferece completa avaliação dos riscos, inclusive econômicos, com a qualificação do passivo trabalhista.
  • Recomenda soluções técnicas a serem adotadas e, quando possível, indica as opções de menor custo.
  • Estabelece parâmetros objetivos para a tomada de decisões da empresa.

Assessoria

O trabalho de assessoria se caracteriza pelo acompanhamento das recomendações sugeridas na etapa anterior. Trata-se de uma atividade de caráter permanente, cujo objetivo é a revisão periódica dos procedimentos da administração de pessoal da empresa, bem como a atualização legislativa e jurisprudencial que deve nortear essas rotinas.

O cliente poderá dispor de toda a estrutura do Escritório (como consultas pela internet, telefone, fax ou correspondência), além de trabalhos de pesquisa, elaboração de minutas contratuais e a realização de reuniões e visitas periódicas para o encaminhamento de soluções específicas.

Vantagens

  • Impede que uma decisão casuístíca se transforme em problema futuro, de proporções ignoradas pelo cliente.
  • Proporciona a diminuição dos encargos administrativos e sociais agilizando e qualificando a gestão empresarial.
  • Estabelece significativa redução dos problemas trabalhistas, seja evitando reclamatórias, seja conferindo certeza de êxito naquelas eventualmente ajuizadas.


Negociação Coletiva

A negociação coletiva é uma forma de fixar condições gerais de trabalho diretamente entre empregador e empregados, nos limites das respectivas realidades. Revela-se um instrumento estratégico de prevenção e de grande valia para qualquer organização interessada em aperfeiçoar as relações com seus funcionários, reduzindo custos e eliminando focos de reclamatórias trabalhistas.

Vantagens

  • Representa um aperfeiçoamento das condições de trabalho, na medida em que as normas coletivas passam a ser específicas e, portanto, adequadas a realidade de cada empresa.
  • Viabiliza o exame pontual das necessidades dos empregados, atendendo-os segundo interesses e possibilidades da empresa.
  • Proporciona, em última análise, melhores resultados econômico/financeiros à empresa.
Observação: Outra importante ferramenta é o dissídio coletivo entre categorias profissionais e econômicas. Por sua experiência na área, Papaleo, Vieira, Fagundes e Furtado Advogados, está habilitado a acompanhar negociações em dissídios e realizar as defesas que são necessárias nesses processos.

Sobre nós

A atividade de assessoria trabalhista a empresas constitui, cada vez mais, fator decisivo para que as organizações ajustem-se a dias de intensa e acirrada competitividade empresarial. Leia mais....

Notícias

Home Consultoria e Contencioso Consultoria